21 3490-0083 | 21 98892-1010
Av. Afonso Arinos de Melo Franco, 222

Bloco 2 b, sala 245, Barra Prime - Barra da Tijuca

Quem Somos?

Somos uma Autoridade de Registro (AR) e temos como certificadora a Safeweb, uma das maiores e mais respeitadas certificadoras do país. Queremos viabilizar certificações digitais em todo território nacional, afim de auxiliar o fortalecimento de empresas, marcas e projetos na construção de um país melhor, com mais inclusão digital e menos burocracia; bem como acelerar processos e reduzir custos.

 
O que é um Certificado Digital?

Tecnicamente, o certificado digital é um documento eletrônico com informações a respeito da entidade que está sendo identificada, podendo ser uma pessoa física, uma pessoa jurídica, uma máquina, um programa de computador e outros.

 

Todo certificado digital está associado ainda a uma característica matemática (um par de chaves assimétricas), que o identifica de forma única, isto é, com a garantia de que não existem dois certificados digitais iguais. Essa característica de unidade do certificado digital permite que o mesmo seja utilizado para:

 

  • Identificar de forma inequívoca uma entidade no meio eletrônico;
  • Assinar digitalmente documentos eletrônicos*

 

*A assinatura digital é um mecanismo criado para atribuir originalidade a um documento eletrônico, isto é, certeza da autoria (identificação de quem participou da transação eletrônica) e garantia de integridade (possibilidade de detectar alterações no documento). “Documentos eletrônicos assinados digitalmente possuem validade jurídica, segundo artigo 12º da MP 2.200-1, de 27 de julho de 2001”.

 

 

Posso confiar na segurança de um Certificado Digital?

 

A confiança de um Certificado Digital é garantida por um conjunto de entidades confiáveis, denominada infraestrutura de chaves públicas, que, utilizando-se de processos e critérios bem definidos e públicos, regula a gestão do certificado através da emissão, revogação e renovação dos mesmos por aprovação individual.

 

No Brasil, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é uma autoridade federal que vinculada à Casa Civil da Presidência da República, cujo objetivo é manter a infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), sendo a principal Autoridade Certificadora da cadeia de certificação – AC Raiz.